Quem sou eu

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Eu sou uma pessoa sonhadora, amante de literatura, de história e de felinos. Sonho com um mundo mais humano e justo. Mas quem não sonha?? Estou tentando fazer a minha parte. Gostaria de se juntar a mim?? Bem-vindo!

O que estou lendo no momento

  • A História da Esposa. (Marilyn Yalon)

sábado, 18 de julho de 2009

Quantas almas você possui???

Não se escandalize!
Em reunião recente com colegas, meu eu-lírico e eu refletimos sobre a subjetividade da "Pós-Modernidade". Comentou-se que há alguns anos os indivíduos não eram assim tão individualistas. Mas quê? Desde quando? Afinal Machado de Assis já falava em mudanças de alma e coisa e tal.
No conto O Espelho Machado nos dá uma pista do imaginário de sua época. O conto narra a história de um alferes (narrador-personagem) que depois de nomeado vai visitar sua tia, vestido com a farda. Quando ele chega, é elogiado pelos escravos e pela própria tia. Esta no dia seguinte precisa viajar e o alferes fica responsável pela casa, os escravos, todos, aproveitam para fugir e quando o alferes se vê solitário já não consegue ver sua própria imagem no espelho antigo que sua tia pôs no quarto do jovem como honraria. Apavorado o alferes veste seu uniforme e passa novamente em frente ao espelho e percebe seu reflexo. Ah! Que descoberta! Ele só reflete quando está fardado.
A certa altura o narrador menciona o caso de uma senhora que possui várias almas. O caso do alferes não é o único. A tal senhora possui almas muito distintas umas das outras, no inverno ela é de um jeito, no verão de outro, e assim por diante.
Ora! Quem quer que leia este conto saberá que Machado está falando de modismos e da maneira como nos reconhecemos nos elogios recebidos. Ele nos apresenta uma nova teoria sobre a alma humana.
Acontece com você?
Acontece na modernidade. Reflita sobre a forma como seus amigos aparecem nas fotos do Orkut, os beicinhos, as roupas, a cor dos cabelos... Modismos? Mas e a música que você escuta? Aquela banda que você adora foi você que apresentou para seu amigo, ou foi o contrário.
Calma!!! Não fique nervoso. Reflexo e reflexão.
Aceitar que estamos mudando a mais tempo do que imaginamos pode ser a primeira fase da Pós- Modernidade com sua total subjetividade e com a inexorável mudança de alma. Sei e admito que esta seja um presente Divino. Mas sobre isso falaremos em outro momento.

5 comentários:

  1. Tá lindo seu blog professora!
    Já estou com saudades.
    Te adoro ;D

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua proposta,ficou muito bonito e agradável!Um abraço e que Deus te ilumine sempre...vc e sua família!

    ResponderExcluir
  3. Interessante o texto. Acho que essa coisa de constante mudança por causa dos modismos tem muito a ver com o processo de globalização e com as mídias. Afinal, hoje temos um excesso de informação bombardeando nossa mente a todo o momento, então é natural que a moda mude a todo momento.
    Parabéns pelo blog, quando quiser dê uma conferida lá no meu: http://minhavojadizia.blogspot.com/
    Um beijo professora. :*

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, realmente, hoje em dia, querendo ou não a humanidade está induzida a esse tipo de atitude, pessoas já não ligam pra nem mesmo para sentimentos, e sim se a pessoa é popular ou não, se tem ou não dinheiro, emfim, podemos ver isso até em relacionamentos onde era pra haver amor, tem interesse!-- Adoreei! Irei tentar acompanhar sempre!
    Cheros!!;* (Lorrany)

    ResponderExcluir